Controvérsias sobre a autenticidade histórica de São João Nepomuceno, e a sua representação iconográfica

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(Texto de Luís Pontes, publicado na Voz de São João em 16/05/2015)

O martírio de São João Nepomuceno foi um fato real e documentado por seus contemporâneos, inclusive pelo então Bispo da cidade de Praga, que, ao saber do trágico destino sofrido por seu subordinado devido aos atritos com a Coroa, dirigiu-se imediatamente a Roma, a fim de denunciar ao Papa, pessoalmente e também por escrito, o abuso cometido pelo Rei Venceslau. Entretanto, paralelamente aos fatos históricos narrados por essas crônicas, difundiu-se, como se disse, uma crença popular contando detalhes um pouco diferentes a respeito da morte do santo e da causa de seu martírio.

Esse choque de diferentes versões fez alguns pensarem que se tratava de dois personagens diferentes, vivendo praticamente na mesma época, com o mesmo nome e sofrendo destinos muito parecidos, ou mesmo idênticos. Ao mesmo tempo e por outro lado, tais disparidades também serviram para que outros, mais céticos, passassem a duvidar da existência do santo, ou da veracidade de sua história.

Apesar disso, o que parece mais razoável é considerar que João Nepomuceno, com efeito, existiu e teve sua vida devidamente retratada pelas crônicas de alguns de seus contemporâneos. E o fato de, após a sua morte, terem surgido outras lendas a seu respeito parece-nos algo perfeitamente natural, e que não chega a comprometer a crença na existência de seu respectivo personagem histórico.

A imagem e a simbologia do Mártir da Confissão

Em geral, o Mártir da Confissão é representado como um homem de meia idade e paramentado com suas vestes sacerdotais. Também costuma aparecer de pé sobre a ponte de um rio, para lembrar o lugar de seu sacrifício, e segura nas mãos um crucifixo, com o qual parece dialogar, como se, ao fazê-lo, estivesse também compartilhando com Cristo o seu martírio. Outras vezes, é mostrado com um dedo indicador sobre a boca, numa alusão ao silêncio confessional, cuja defesa intransigente, segundo a crença geral, acabou causando a sua própria tortura e morte.

Outras figuras comumente associadas ao santo são uma palma, que, na tradição católica, é um atributo não apenas dele, mas de todos os mártires, e também uma auréola composta de cinco estrelas, as quais supostamente teriam surgido sobre o rio Moldava, no mesmo local e momento em que o corpo do santo foi precipitado nas suas águas. Existe igualmente a versão de que as cinco estrelas representam as cinco letras da palavra latina TACUI, que significa “calei-me”, numa outra alusão ao já mencionado episódio da recusa do santo em revelar ao monarca os segredos confessionais da rainha.


IM SJN EM PRAGA

Estátua de São João Nepomuceno colocada sobre a ponte Carlos no final do século 17, pouco antes de sua canonização, e que influenciaria bastante toda a iconografia posterior do santo. (Fotografia de Luís Pontes).

IM SJN PINACULOSFotografia tirada por este autor, da estátua de São João Nepomuceno sobre a ponte Carlos, em Praga, capital tcheca, então coberta de neve, e que, devido à profusão de torres de suas igrejas e palácios, é conhecida como a “Cidade dos Mil Pináculos”.

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