No próximo 16 de Maio, a vinda de representantes de Nepomuk e de músicos tchecos a São João Nepomuceno

(Texto publicado na Voz de São João, em 08/04/2017)

Nos meses de fevereiro e março de 2016, tivemos a oportunidade de fazer uma viagem de férias à República Tcheca, quando visitamos a histórica cidade de Nepomuk, berço natal do Mártir da Confissão. E, pouco antes de lá chegarmos, também conhecemos a capital do país, Praga, onde São João Nepomuceno foi martirizado e encontra-se sepultado, num riquíssimo túmulo de prata, localizado no interior de sua magnífica catedral.

Em minha curta, porém inesquecível estadia em Nepomuk, fui recebido com grande gentileza pelos representantes do governo e da sociedade locais, que também se mostraram muito contentes (e até surpresos) com o fato de que, tão longe dali, uma cidade sul-americana se batizara com o nome de seu filho mais ilustre.

Naquele encontro em Nepomuk, conheci o prefeito da cidade, o Sr. Jiri Svec, num jantar por ele oferecido no principal restaurante e hotel da localidade, de propriedade do empresário Radovan Sochor, o qual, com seu inglês fluente, serviu-me de intérprete naquela conversação, que também incluiu vários outros membros da sociedade local.

Como, naquela ocasião, faltavam apenas cerca de dois meses para o 16 de maio, dia do Mártir da Confissão, meus amáveis anfitriões disseram-me que, infelizmente, não poderiam ir ao Brasil, visitar São João Nepomuceno, pois já tinham outros compromissos agendados, inclusive na sua própria cidade, que também comemora essa mesma data. Porém, no ano seguinte, com um maior planejamento, tentariam fazer essa viagem a nosso país.

Dessa forma, ficou combinado que, em 16 de maio de 2016, o termo de irmanação seria assinado pelo então prefeito de São João, o Sr. Célio Ferraz, e por um representante do governo de Nepomuk, na pessoa do Embaixador da República Tcheca no Brasil, Sr. Jiri Havlik. Este último então se deslocou para São João naquela ocasião especialmente com esse propósito, tornando-se, assim, até onde sabemos, o primeiro embaixador de um país estrangeiro a visitar oficialmente a Cidade Garbosa.

Pouco tempo depois, em junho de 2016, o Embaixador Havlik, numa viagem ao seu país natal, visitou Nepomuk e entregou formalmente o termo de irmanação ao Prefeito Svec. E tal ato foi também presenciado por dezenas de turistas brasileiros, guiados pelo Cônsul Honorário da República Tcheca no Brasil, Luiz Guadalupe, que então visitavam Nepomuk, em meio a uma excursão que faziam pela Europa.

Agora, em 2017, os representantes da nossa cidade-irmã europeia finalmente poderão conhecer a Cidade Garbosa, no próximo 16 de maio, conforme haviam planejado. E, junto com eles, aqui também chegará um grupo folclórico que, coincidentemente, estará realizando uma série de apresentações por diversas cidades brasileiras, sob o patrocínio do governo tcheco, o qual também enviará para SJN, como seu representante oficial, a Cônsul Geral da República Tcheca em São Paulo, Sra. Pavla Havrlikova.

Devido a tudo isso, atualmente estamos envolvidos com os preparativos para recepcionar nossos ilustres visitantes. E, para isso, temos também contado com o valioso apoio da atual administração municipal, por meio de Ricardo Itaborahy, Superintendente da Fundação Cultural são-joanense. Ricardo, aliás, foi o autor da proposta de irmanação entre as duas cidades, quando era vereador em nossa cidade algumas legislaturas atrás, dando início, assim, a um processo que também teria a pesquisadora Maria do Carmo Sobreira como uma entusiasta defensora.

Esperamos, portanto, que no próximo dia do Município, a população são-joanense tenha a oportunidade de, conforme diz o próprio termo de irmanação já assinado pelos municípios agora irmãos, experimentar uma produtiva troca de experiências entre as duas cidades, separadas por um oceano e por línguas e culturas diferentes, porém unidas em torno de uma mesma e histórica personalidade: a do heroico e inolvidável Mártir da Confissão.”


Uma cena de um encontro em Nepomuk, ocorrido em junho de 2016, quando o Embaixador tcheco no Brasil formalmente entregou o termo de irmanação com São João Nepomuceno para os representantes daquela cidade. Na imagem, veem-se o Cônsul Honorário da República Tcheca em Minas Gerais, Luiz Guadalupe (1º à esquerda), a Embaixatriz e o Embaixador da República Tcheca no Brasil, Sra. Hana Havlikova e Sr. Jiri Havlik (3ª e 4º da esquerda para a direita), o Prefeito de Nepomuk, Sr. Jiri Svec (5º) e um empresário local, Engenheiro Radovan Sochor (na extremidade direita). Tanto o Prefeito Svec e o Eng. Sochor, como também outros membros de uma delegação de Nepomuk, incluindo o pároco local, visitarão São João Nepomuceno no próximo 16 de maio, a fim de conhecerem sua cidade-irmã brasileira e estudarem possíveis formas de cooperação entre os dois municípios.

IM_CAP_177_DELEGACAO_NEPOMUK

 

Deixe um comentário